- Eleven
- December 18, 2017
- 7:58 am
Muitos não sabem o que a sigla CFTV significa, mas todos conhecem sua utilidade. O Circuito Fechado de Televisão é uma parte extremamente importante de um sistema de segurança. Ele está cada vez mais presente em lojas, supermercados, redes de varejo e farmácias. E cada vez mais também se integra à segurança residencial.
Como se trata de um item primordial à segurança, é fundamental saber utilizar o sistema de CFTV da melhor maneira. Tudo começa na escolha do modelo ideal para sua casa ou empresa. Para lhe ajudar, elaboramos esse artigo com algumas dicas de uso do CFTV. Acompanhe.
Análise do ambiente
Antes de adquirir o seu sistema de CFTV, faça um estudo do lugar onde ele será instalado. Veja se se trata de uma área grande ou pequena, se estará na parte interna ou externa, se nas câmeras incidirá a luz solar, etc. Esses fatores irão indicar o melhor modelo para solucionar o seu problema.
Imagem
Quando você procurar um sistema de CFTV, você encontrará inúmeros modelos, cada um com uma qualidade de imagem. É óbvio que não é preciso comprar aquele que possui a imagem mais definida, mas você precisa escolher o que melhor se adequa à sua finalidade. Se você é lojista, por exemplo, é extremamente necessário usar uma câmera que mostra detalhes, pois ela será útil nos casos de furto. Certifique-se de contar com um sistema que garante novas aplicações e que trabalha com outras marcas.
Operação
Se você vai utilizar as câmeras em sua empresa, faça um levantamento dos itens que irá precisar para o trabalho ser bem realizado. É preciso preparar um ambiente adequado para que o seu pessoal esteja focado nas imagens. Calcule a quantia e o tamanho dos monitores, a ergonomia da sala e a melhor saída para garantir conforto dos operadores.
A fonte
Para evitar problemas, a fonte de alimentação deve estar o mais próxima possível das câmeras. Verifique a polaridade da fonte, pois normalmente ela é positiva, mas não se trata de uma regra. Além disso, evite montar um sistema de alimentação centralizado. Prefira uma fonte por câmera, pois assim, em caso de pane, algumas ainda estarão ligadas.
Os cabos
Procure não deixar os cabos muito esticados e proteja-os com tubulação. Mas use tubulações independentes, para separá-los da fiação elétrica. Se não for possível, mantenha os cabos distantes. Além disso, cheque a tensão e a corrente sugerida pelo fabricante para não haver curto circuito. Para finalizar, sempre verifique os terminais de conexão, pois eles são responsáveis pelo bom funcionamento do sistema.
Vídeo
O distribuidor de vídeo deve estar próximo dos monitores. Se for necessário captar longas distâncias, é desejável um amplificador de vídeo. Ele irá ajudar os níveis dos sinais das cores e irá melhorar as imagens.
Luz do ambiente
Estude muito bem a luz do ambiente. Não coloque as câmeras diretamente voltadas ao sol ou para seu reflexo. As imagens serão prejudicadas e você não vai conseguir visualizar muita coisa. Se o local estiver com baixa iluminação, utilize a tecnologia Day & Night que algumas câmeras possuem. A função “infravermelho” também será útil nesses momentos.
Se interessou? Veja também O que é portaria virtual?
Nossos empreendimentos possuem estrutura para CFTV! Clique para mais detalhes.
[…] disso, a maioria dos prédios de apartamentos residenciais apresenta um complexo sistema de segurança por meio de câmeras de vigilância nas áreas comuns. Esse fato evita que pessoas estranhas entrem no seu apartamento para cometer […]
Comments are closed.