- Eleven
- February 5, 2018
- 4:23 pm
A Taxa Selic é de fundamental importância para a saúde da economia do país. Ela afeta diretamente quem vai comprar um bem de alto valor, como um apartamento. Poucas pessoas entendem de que maneira isso acontece, e essas têm muito mais vantagens e menos chance de sair em prejuízo.
Ao contrário do que pode parecer, a Taxa Selic não é um bicho de sete cabeças. Na verdade, é até bem simples de ser entendida. Neste artigo, vamos explicar como a Selic afeta na compra do seu apartamento. Mas, primeiramente, comecemos pelo básico.
O que é a Taxa Selic?
elic significa Sistema Especial de Liquidação e Custódia e, de maneira simples, podemos dizer que é a taxa básica de juros. Ou seja, todos os bancos que atuam no território nacional precisam utilizá-la para estabelecer suas taxas. Você verá a taxa Selic em cada empréstimo realizado pelos bancos, bem como nas aplicações feitas em títulos públicos federais.
O Comitê de Política Monetária (COPOM) é o órgão responsável por estabelecer a Selic. O grupo se reúne algumas vezes ao ano para decidir o rumo da economia do país durante os próximos meses. A mudança é realizada tendo em vista diversos objetivos. Por exemplo, quando aumentam o valor da taxa básica de juros, a inflação tende a parar.
Apesar de ser um remédio amargo, funciona. Isso porque, quando o juro aumenta, as pessoas compram menos e o mercado precisa oferecer preços menores para se manter ativo. Além disso, o inverso também é verdadeiro, isto é, o uso das taxas para impulsionar o consumo.
O que meu apartamento tem a ver com a Selic?
Quem vai comprar um apartamento ou outro imóvel precisa estar atento às variações da taxa Selic. Isso porque ela impõe algumas variáveis que ditarão o preço que você pagará. Mesmo quando o preço dos imóveis abaixa, os financiamentos passam por um reajuste se a Selic aumenta.
O mesmo vale ao contrário. Se a taxa Selic cai, o valor da taxa de financiamento também irá diminuir. Nessa hora, a tendência é que a procura por imóveis aumente. No entanto, o preço de um apartamento só diminuirá se a oferta acompanhar o valor da Selic.
Toda essa movimentação e a influência da taxa Selic são facilmente compreensíveis, ainda que para muitos não pareça. Um apartamento é um bem cujo valor é alto e, por isso, é afetado diretamente pelas flutuações do crédito. Conforme o COPOM decide o valor das taxas, o futuro mudará para os investidores, compradores, inquilinos etc. A tendência é que eles passem a procurar mais – o que pode elevar os preços dos imóveis – ou desistir por ora.
Se a taxa aumenta, também é possível que os donos de imóveis baixem o preço dos seus imóveis, uma vez que será mais difícil para os compradores conseguirem crédito. Se a taxa de juros for alta, será também mais complicado vender imóveis. E quem ganha com isso? Quem deseja comprar à vista.
Por isso, se você quiser aproveitar as melhores oportunidades e até mesmo economizar, acompanhe a taxa Selic. Assim, você conseguirá até mesmo “prever” as novas movimentações do mercado imobiliário.
Achou esse artigo útil? Cheque nosso outros clicando aqui!