- Eleven
- March 16, 2020
- 3:06 pm
Na hora de comprar um imóvel, uma infinidade de fatores é levada em conta para se tomar a decisão de adquirir ou não a propriedade. Uma das principais características do bem que são consideradas no momento da escolha é a localização. Como a localização interfere no fator de compra e, principalmente, no valor de um imóvel? Neste texto você irá descobrir a importância da localização como fator de compra de um apartamento.
Localização na cidade
O valor de um imóvel carrega consigo uma série de detalhes “incluídos” no preço. A localização, ainda que também esteja relacionada com características das redondezas e de imóveis, também está considerada neste valor. Por isso, quanto “melhor” a localização de um imóvel, a tendência é que ele valha mais dinheiro.
Vale lembrar ainda que mesmo a localização de um apartamento possui um valor variável ao longo do tempo: em certo ano, o local onde o imóvel se situa pode ser ótimo, em outros, pode ser terrível, fazendo com que o preço do bem diminua.
Infraestrutura é fundamental
No quesito localização, na compra de um apartamento, a infraestrutura da região na qual o imóvel está localizado também é fundamental para definir o fator de compra. O imóvel é em um bairro seguro e confortável para se viver? Tem acesso rápido e próximo a lugares-chave como mercados, bares, restaurantes, comércio em geral e serviços? O bem tem acesso facilitado a serviços públicos como hospitais, universidades, estações de transporte coletivo ou avenidas importantes para a cidade?
Isso faz a diferença pois quem vive em áreas próximas a serviços públicos e privados, ou tem facilidade para acessar avenidas importantes e locais de comércio podem ter uma vida mais confortável e gastar menos tempo (e dinheiro) com o transporte. Da mesma forma, morar próximo a um aterro sanitário ou a um rio poluído pode ser determinante para diminuir o valor de uma propriedade.
Quanto vale o conforto?
Para muitas famílias, o investimento em um imóvel mais caro, mas bem localizado, vale mais a pena do que morar longe de serviços essenciais para se viver uma vida urbana. Em cidades menores, esse efeito pode ser suavizado, mas a localização ainda interfere diretamente no valor pelo qual o bem será negociado. O índice FipeZap é um indicador interessante de valores de imóveis, estimado a partir do valor de imóveis nas maiores capitais brasileiras. Pode-se acompanhar o valor médio dos apartamentos através dele.
A localização também está diretamente relacionada com o que está próximo à vizinhança em que se vive. Por exemplo: se o seu bairro é próximo ao centro da cidade, ou a grandes concentrações empresariais, com grande fluxo de pessoas, o custo pode ser maior. Ao passo em que morar em uma região degradada por pessoas em situação de rua ou que sejam constante alvo de vandalismo, como pichações e similares, pode desvalorizar um imóvel.
É importante ressaltar que a localização não atua diretamente sobre o preço do imóvel. Na verdade, a oferta e a demanda sim: se mais pessoas têm o desejo de morar em determinado local, com uma demanda limitada de imóveis, a tendência é que o preço, tanto da venda, como no aluguel, seja alto. Locais de risco ou mal localizados tem baixa demanda e, por isso, os proprietários aceitam uma margem maior para negociação.
Já conhece nossos empreendimentos? Acreditamos que localização é algo fundamental e por isso apostamos em regiões de ótima infraestrutura. Clique aqui e confira!