- Eleven
- March 23, 2020
- 12:33 pm
Realidade e perspectivas para o futuro.
Até o mês de maio de 2018, a venda de carros elétricos ou híbridos no Brasil aumentou 65%. A Associação Brasileira de Veículos Elétricos (ABVE) afirma que nos primeiros cinco meses do ano, 1.562 carros com estas tecnologias entraram em circulação no país. Isto implica necessariamente um aumento da demanda pelo abastecimento elétrico destes veículos, principalmente em vagas em condomínios.
E em uma realidade onde os empreendimentos imobiliários oferecem cada vez mais comodidades aos moradores, por que deixar as tomadas de carregamento veicular de fora dos projetos? É neste contexto que cada vez mais se espera a presença de terminais de carregamento nas garagens dos condomínios.
Neste artigo, você terá uma visão de qual é a realidade atual do assunto no Brasil, bem como de quais são as perspectivas para o futuro acerca do tema. Continue lendo para saber mais!
Mais do que comodidade: sustentabilidade e infraestrutura
A tendência do mercado é que condomínios, principalmente de alto padrão, contem com estruturas que ofereçam comodidades para os residentes. Este paradigma já superou e muito a tradicional piscina com churrasqueira.
Os melhores condomínios oferecem áreas de lazer completas, com jogos eletrônicos, lan house, além de playgrounds especiais para crianças pequenas e até mesmo pets. As churrasqueiras agora competem com as áreas gourmet, que ampliam as possibilidades de entretenimento. Muitos condomínios contam também com espaços para lavagem de carros e autosserviço.
É neste contexto que surgem os projetos que contemplam os carregadores veiculares. Esta estrutura não só colabora para as ações sustentáveis. Ela contempla uma falha de infraestrutura muito visível no Brasil: a escassez de pontos de recarga. Este é um aspecto que contribui para o desencorajamento à compra destes veículos no país.
Com a crescente oferta de vagas para carros elétricos nos condomínios, esta situação é controlada. E quem mais se beneficia disso são os condôminos, que já podem desfrutar de praticidade para manter seus carros funcionando a partir da energia elétrica. Neste contexto vale destacar que, para quem ainda não dispõe deste recurso, é possível solicitar ao condomínio a instalação dos pontos.
Perspectivas para o futuro dos pontos de recarga em condomínios
Um tema de debate comum, acerca da instalação de pontos de recarga em vagas para carros elétricos, é quem paga a conta. Os pontos são comuns e distribuídos nas taxas mensais? O ponto é instalado na vaga do morador e ele arca com a conta?
Neste momento, nos casos em que a instalação é solicitada pelo morador, a tomada passa a ser parte de sua conta de energia elétrica. Mas isso pode mudar. Projetos de condomínios em parceria com empresas do segmento das soluções sustentáveis já preveem o uso de sistemas de energia eólica ou placas de captação de energia para a recarga dos carros.
Ou seja, no futuro, a oferta de pontos de recarga será item esperado em qualquer vaga condominial. E mais: aumentando a sustentabilidade do serviço e do uso dos veículos híbridos ou elétricos, os condomínios serão capazes de oferecer em sua infraestrutura também o sistema de geração de energia sustentável, como parte de projetos alinhados com uma preocupação cada vez maior com a preservação dos recursos naturais.
Nós da Eleven estamos sempre atentos as novas tendências tecnológicas e suas funcionalidades em nossos empreendimentos. Confira!