- Eleven
- September 18, 2020
- 5:37 pm
Com os avanços das técnicas de arquitetura e engenharia, surgiram nos últimos anos uma extensa lista de projetos incríveis, que causam fascinação a todos, inclusive a quem não é especialista no ramo, mas percebe a beleza e suntuosidade de determinadas obras. Certamente, este é o caso do Southbank by Beulah, localizado na cidade de Melbourne, uma das principais da Austrália.
O Projeto
O conceito proposto pela obra, pensado pelas empresas UNStudio e Cox Architecture, é criar um prédio colossal, um arranha-céu com uma estrutura que permite a divisão em duas torres imponentes (uma de 356m, de caráter residencial, e outra de 252m, construída para receber estruturas comerciais), a partir de um núcleo único na base.
Além disso, o coração da obra é o chamado green-spine (espinha verde, em inglês). Ou seja, a construção se propõe, em sua essência, a criar uma estrutura na qual a vegetação e o meio-ambiente tenham papel central, em uma demonstração de como a arquitetura pode se unir às lutas por uma natureza mais saudável e um mundo mais sustentável.
Centro sustentável de negócios
Os terraços das duas torres são planejados para receberem muita vegetação e, além disso, o topo da torre residencial leva para um Jardim Botânico, aberto ao público que desejar visitá-lo.
Com toda a vegetação nos terraços e o Jardim acima de tudo, a busca dos construtores é por garantir um espaço mais limpo, com ar de melhor qualidade e evitando os efeitos negativos da ilha de calor que costuma se formar na região urbana de Melbourne, uma cidade bastante movimentada. Ou seja, a construção é preparada para ser um divisor de águas na construção de uma vida mais saudável, mesmo nas grandes cidades, movidas por carros, pelas multidões e por uma poluição acima do normal.
O design da obra também é preparado para que os gastos de energia e água sejam minimizados, garantindo uma sustentabilidade maior. Ainda assim, o Southbank by Beulah não deixará de ser um centro importante para os negócios e para a cidade de Melbourne.
De acordo com o projeto, é esperado que a área comercial receberá uma série de serviços fundamentais, como hotéis, espaços culturais, escritórios, restaurantes, além de uma já estabelecida concessionária de carros de luxo da marca BMW. Ou seja, o projeto busca mostrar um caminho para o futuro, no qual é possível unir a atividade econômica, essencial para que as sociedades se mantenham e evoluam, mas buscar formas sustentáveis do ponto de vista ambiental, garantindo o bem-estar da natureza e a melhoria da qualidade de vida do ser humano.
Construção
Por fim, vale destacar ainda que os materiais utilizados na construção, como não poderia deixar de ser levado em conta os objetivos da obra, são feitos a partir de materiais naturais e nativos da Austrália. Assim, garante-se uma obra sustentável desde o seu princípio, mantendo a coerência e o ideal proposto.
O endereço do Southbank by Beulah é na City Road, 118 – Southbank, Melbourne. Para quem deseja saber mais sobre este imponente projeto, vale se planejar para uma viagem até o local.
whoah this blog is excellent i like reading your posts. Keep up the good work! You know, a lot of individuals are looking around for this info, you could help them greatly. Annmarie Eric Roybn
Comments are closed.