- Eleven
- April 14, 2021
- 4:10 pm
Tendência que surgiu em resposta à necessidade de se adequar a projetos residenciais cada vez mais compactos, os ambientes multifuncionais vieram para ficar.
Com o objetivo de aproveitar ao máximo os espaços disponíveis e otimizar a organização e circulação, os cômodos integrados, quando decorados da maneira certa, trazem também estilo e elegância ao ambiente, de modo que deixaram de ser comuns apenas em apartamentos menores, para conquistar também os mais espaçosos.
Conheça agora tudo sobre os ambientes multifuncionais e suas vantagens para a decoração!
O que são ambientes multifuncionais
Conhecidos como multifuncionais ou integrados, são ambientes utilizados para além das funções primárias para as quais foram planejados, mas também para funções adicionais. Como, uma sala de estar, por exemplo, que pode se dividir em sala de jantar ou até mesmo em espaço para home office.
O objetivo principal desses ambientes é aproveitar os espaços disponíveis da melhor maneira possível, adequando-os às necessidades dos moradores e, assim, trazendo conforto e praticidade, sem abrir mão da beleza.
Para isso, algumas técnicas de decoração são necessárias, como a diferenciação de mobiliário e organização de layout, que contrapõem a divisão tradicional entre os espaços, abrindo mão de paredes e bancadas e trazendo maior fluidez para o ambiente.
Vantagens dos ambientes multifuncionais
A otimização do espaço é a principal vantagem dos ambientes multifuncionais. Com eles, você pode aproveitar ao máximo cada cantinho do seu apartamento.
Além disso, ao organizá-los, é possível dar prioridade aos cômodos que melhor atendam às suas necessidades. Se você trabalha em casa, por exemplo, pode investir em um quarto ou sala que se integre a um ambiente home office, trazendo, dessa forma, mais funcionalidade e praticidade para sua casa.
Como investir em ambientes multifuncionais
Quando falamos em ambientes multifuncionais, pode parecer difícil criá-los em sua casa por conta própria. Mas, com algumas dicas práticas, você verá que, na verdade, é mais fácil do que se imagina:
Tire as medidas
Para aproveitar todo espaço de sua casa ou apartamento, antes de tudo, é preciso saber exatamente quanto dele está disponível. Para isso, antes de comprar ou escolher qualquer móvel ou objeto de decoração, tire as medidas dos cômodos, incluindo portas e janelas e, só então vá as compras.
Menos paredes
A função principal das paredes é dividir e separar cômodos, mas, em determinados casos, podem acabar limitando-os.
Para criar um ambiente multifuncional, o ideal é utilizar outras formas de demarcar o espaço de cada cômodo.
Uma boa ideia é escolher pisos e revestimentos diferentes para marcar o início e o fim da divisória entre os ambientes. Pinturas, papéis de parede, tapetes e até mesmo quadros também exercem bem essa função.
Por fim, prateleiras e estantes vazadas são duas ótimas opções.
Móveis multifuncionais
Para integrar ambientes, utilizar móveis que sigam esse mesmo estilo de decoração faz toda a diferença. Além de ocupar menos espaço, eles oferecem mais funções e, consequentemente, mais praticidade e organização para seu dia a dia.
Móveis com gavetas, nichos e compartimentos organizadores são essenciais para compor esse tipo de decoração.
Móveis conversíveis
Outra dica que facilita muito a composição de ambientes multifuncionais é a utilização de móveis que possam ser usados de formas diferentes e que se desloquem facilmente pela casa.
Mesas dobráveis, quadros que viram cadeiras, banquetas que viram mesas de centro, painéis de TV que se deslocam, entre outros mobiliários, são a escolha ideal para quem deseja integrar ambientes.
Além disso, é importante ter em mente que, o principal em projetos como esse é aliar praticidade e conforto, sem abrir mão da estética. Por isso, lembre-se de inserir sua personalidade em cada detalhe da decoração, e então, com toda certeza, ficará satisfeito com o resultado final.
Agora que você já sabe tudo sobre a tendência dos ambientes multifuncionais, é só colocar em prática. Para mais dicas como essa, acompanhe nossos artigos!