- Eleven
- June 11, 2021
- 3:30 pm
A ideia de viver de maneira coletiva tem tomado o pensamento de quem deseja mais economia e quer ampliar os horizontes. É o coliving que consiste em um ambiente onde as pessoas compartilham a moradia, convivendo nos espaços para alimentação, lazer e trabalho.
É uma opção para quem deseja viver mais perto das pessoas, trocar experiências e sair um pouco da vida individualizada das grandes cidades. Afinal, mais do que uma prática, o coliving é um conceito, um movimento o qual promete mudar a dinâmica das relações interpessoais.
O que é e onde surgiu o Coliving
O Coliving remete aos conceitos de economia colaborativa que nasceu nos movimentos hippie. Além disso, surge pela primeira vez na Dinamarca, em 1972, com a construção de um ambiente coletivo para moradias, lá as pessoas compartilham atividades, afazeres domésticos e refeições entre cerca de 35 famílias.
Hoje a dinâmica é semelhante, mas com uma roupagem mais moderna. Os locais que vendem a ideia do Coliving implementam serviços com parte do aluguel do espaço. Assim, o morador não precisa realizar tarefas domésticas, apenas compartilha momentos com os outros moradores, como refeições, trabalho e lazer.
Como consigo viver em um Coliving?
Os locais de Coliving no mercado são semelhantes a pousadas, apresentam quartos completos, confortáveis e para todos os gostos. Podendo receber o indivíduo/família por uma noite ou mais tempo. A grande diferença é o aluguel, que permite a moradia pelo período desejado, podendo ser estendido.
Nesse sentido, os momentos de refeições são juntos, todos os moradores compartilham o espaço. Ademais, há espaço para crianças brincarem, adultos descansarem, além de locais para a realização de trabalho remoto.
As vantagens da moradia coletiva
Primeiro e mais óbvio, há grande economia já que tudo é compartilhado em relação ao consumo. Ainda que haja cobrança hoje por parte dos locais de coliving do aluguel, há menor custo de vida com alimentação e itens básicos, como energia e água.
Porém, o mais interessante nesses espaços é a diferença que os moradores têm em sua rotina. Muitos encontram espaços perto do trabalho, diminuindo as dificuldades do dia a dia nesse quesito.
Além do mais, é possível trocar experiências e ter companhia no final do dia de trabalho. Dessa forma, criam-se laços por meio da convivência, aumentando sua rede de relacionamentos. A superlotação das cidades também recebe impacto, já que se diminui a quantidade de residências nesses grandes centros.
Para finalizar, é interessante entender que não há um público específico esperado nas moradias de coliving. Isso porque pode chamar atenção de jovens, por conta da economia e praticidade, e também de idosos, que buscam companhia e amizades.
Agora você já entende o que é o Coliving e quem sabe pode ter ficado interessado nesse tipo de configuração de residências. Seja pela vontade de fazer o dinheiro render mais ou mesmo para ter companhia nos momentos de descanso, é interessante entender mais sobre essa dinâmica. Afinal, o coliving promete aparecer com mais frequência na medida em que o conhecerem melhor.
Gostou desse conteúdo? Nós da Eleven Construtora estamos sempre atentos as novas tendências para produzir incríveis artigos pra você! Vem dar uma olhada.