Para quem gosta da história das cidades, saber mais sobre os bairros é sempre interessante e enriquecedor. Afinal, quando falamos em municípios maiores, principalmente, cada região tem suas peculiaridades. Por isso, escolhemos falar aqui sobre o Santa Tereza .
A seguir, apresentaremos mais sobre a história deste bairro, seus principais pontos e muito mais. Fique atento até o fim do conteúdo para saber tudo o que precisa sobre Santa Tereza.
História do Santa Tereza
Para começar, uma passagem pela história do bairro Santa Tereza, que fica no leste de Belo Horizonte. No início, sua ocupação foi majoritariamente feita por italianos, já que era nesta região que ficava o centro onde os imigrantes precisavam ir para regularizar sua situação na cidade.
Outro fator histórico relevante são as diversas mudanças de nome pelas quais o bairro passou ao longo do ano. Entre as formas pelas quais ficou conhecido, estão Américo Werneck, Bairro da Imigração, Bairro do Quartel, Alto do Matadouro e Fundos da Floresta. Depois de tudo isso, em 1928, tornou-se Santa Tereza, nome que preserva até hoje.
Pontos importantes que fizeram a história
Os pontos principais do bairro também se misturam com a história do local. Por exemplo, os conhecidos bares se tornaram pontos de encontro de diversos promotores da cultura, principalmente a música.
Não à toa, nomes muito conhecidos e históricos do cenário brasileiro passaram pelo bairro mostrando seu talento. São os casos de Milton Nascimento, Beto Guedes, Lô Borges, além de bandas como 14 Bis e Skank. Ou seja, o Santa Tereza é um reduto de arte, sendo o local que estabilizou o famoso movimento Clube da Esquina na música brasileira.
Em época de Carnaval, também é uma ótima pedida visitar o bairro. Os blocos de rua são bastante conhecidos e fazem a festa de quem quer curtir a animação desta data tão especial para o povo brasileiro.
Restaurantes, como o Bolão, que tem 60 anos de existência, formam a força culinária do bairro. Quem mora no Santa Tereza ou mesmo está de passagem, vale a pena experimentar as delícias gastronômicas da região.
Ainda falando sobre lugares ao ar livre que geram boas experiências, a Praça Duque de Caxias também faz parte da formação do bairro. Além de ser o local onde é possível espairecer e curtir com tranquilidade, há a realização de eventos culturais.
Com os bares ao redor, a praça está sempre movimentada, o que garante segurança a qualquer hora do dia, sem nenhum risco.
E, para quem gosta de cultura, há ainda o espaço MIS Cine Santa Tereza. Artes, cinema, eventos culturais… tudo que imaginar está presente neste espaço. O melhor: muitos conteúdos gratuitos para quem quiser visitar.
Estes são, portanto, alguns detalhes sobre a história, a atualidade e o que fazer no bairro Santa Tereza. Para quem gosta de conhecer pontos relevantes das cidades brasileiras, certamente este bairro deve fazer parte do roteiro. Muita história construída e uma realidade ainda extremamente importante, em termos culturais, artísticos, gastronômicos e o que mais os visitantes quiserem. Não dá para não se encantar com o Santa Tereza.
Venha conferir outros maravilhosos bairros da capital mineira nos nossos artigos.