Carregando
Menu
País:
Brasil
Cidade:
Belo Horizonte
Endereço:
Rua Rio Grande do Norte, 1435, 12º andar, Funcionários
Email:
contato@elevenconstrutora.com.br
Telefone:
(31) 2555-8811
Descobrindo a Shanghai Tower

Descobrindo a
Shanghai Tower

13/08/2021
Scroll Down

Inaugurado em 2015, a Shangai Tower está localizada no distrito financeiro de Pudong. É o prédio mais alto da China, com 620 metros de altura, e o segundo do mundo, atrás somente do Burkh Khalifa, em Dubai, que possui 830 metros.

Para se ter ideia da estatura do gigante chinês, edifícios famosos seriam vistos de cima se fossem postos lado a lado com ele, como o Empire State Building (EUA), com seus 381 metros, e a Torre Eiffel (França), com 300 metros.

A torre é organizada em nove zonas verticais. Cada um destes “bairros verticais” parte de um hall, um átrio iluminado por luz natural que cria um senso de comunidade. A Shangai tower acomoda até 16 mil pessoas diariamente.

A Shangai Tower foi projetada pelo escritório de arquitetura americana Gensler, em parceria com o arquiteto chinês Jun Xia. O financiamento de R$2,4 bilhões de dólares da obra foi obtido por meio de empresas privadas e do governo chinês.

Elevador recordista

São 128 andares distribuídos em 380 mil metros quadrados. Para subir toda essa altura, a Shangai Tower dispõe do elevador mais rápido do planeta. Ao todo, são 106 unidades disponíveis para levar os hóspedes às alturas.

O equipamento é capaz de transportar seus passageiros a uma velocidade de 20,5 metros por segundo, o equivalente a cerca de 70 quilômetros por hora.

Aliás, este elevador é presença constante no Guiness, pois já se consagrou em três categorias diferentes no famoso livro dos recordes: o mais veloz, o que alcança a maior altitude e o que consegue levar o mais número de pessoas.

O elevador sobe do piso B2 (térreo) até o andar 119 em apenas 55 segundos. Ele suporta uma carga de até duas toneladas, o equivalente a 28 pessoas.

Para evitar danos aos ouvidos por causa da alta velocidade, ele é transformado numa espécie de “cabine de avião”, ou seja, o ambiente se torna pressurizado.

Formato da torre

A Shangai Tower representa um novo tipo de arranha-céus, pois possui um formato em espiral, em direção ao alto, que representa a ascensão da China como potência mundial, marcada pelo avanço econômico do país asiático.

Além do simbolismo, essa estrutura diminui em 24% a força dos ventos, se comparado ao efeito deles sobre edifícios tradicionais, em formato retangular.

A torre é organizada em nove edifícios “empilhados” uns sobre os outros. O vidro duplo na fachada reduz a necessidade da instalação de ar-condicionado em seu interior, pois possui alta tolerância a mudanças de temperatura.

Luxo nas alturas

A Shangai Tower abriga o hotel mais alto do mundo, o “J. Hotel”, um 5 estrelas a 500 metros de distância do chão, com uma diária de aproximadamente 10 mil dólares. Só perde em altura para o Gevora Hotel, em Dubai, com 356 metros.

São 165 quartos, sendo 34 suítes que variam entre 62 e 380 metros quadrados, com direito a lustres de cristais, sala de estar com vista panorâmica, sauna privativa, academia, 7 opções de restaurante e serviço de mordomo por 24 horas.

Gostou de saber um pouco mais sobre a Shanghai Tower? Confira nossos artigos sobre outras obras arquitetônicas ao redor do mundo!

Posted in urbanismoTags: