O design tem como função criar uma relação entre a funcionalidade e a estética, além de proporcionar soluções práticas para o dia a dia. Nesse meio temos o design biofílico, que através de características da natureza tenta desenvolver uma conexão entre o ser humano e elementos naturais, de maneira que, influencie e melhore nossa saúde.
Desse modo, os projetos elaborados tendem a proporcionar lugares mais confortáveis e saudáveis, na tentativa de melhorar as experiências diárias da sociedade.
Pensando nisso, relacionamos alguns benefícios produzidos pelo uso do design biofílico, assim como, explicamos sua origem e definição e, por último, como este pode ser aplicado em diferentes espaços e projetos.
O que é
A palavra biofílico tem como origem a biofilia que significa amor à vida, este termo foi elaborado e difundido através de livros que expunham a relação entre os seres humanos e a sua conexão com a natureza.
Apesar do termo, a criação de espaços que contemplam tanto a natureza quanto a evolução humana sempre teve espaço na história. Em diferentes lugares conseguimos encontrar grandes construções que conciliavam a vegetação e a fauna em projetos arquitetônicos.
No entanto, foi com a chegada da revolução industrial que estes aspectos começaram a ser deixados de lado, uma vez que, o objetivo da época era constantemente reafirmar a grandiosidade do homem.
Assim, no decorrer do tempo essa dominância tem sido deixada de lado e a conexão com o ambiente tem se tornado uma questão cada vez mais abordada por arquitetos, designers de interiores e projetistas.
Dessa maneira, podemos resumir o design biofílico como um ramo da sustentabilidade, ou seja, de forma que suas estruturas contam com projetos que visam cuidar e pôr em evidência aspectos da natureza e meio ambiente.
Benefícios do design biofílico
O design biofílico pode ser aplicado em vários espaços, como residências ou espaços de trabalho, e seus benefícios podem ser alcançados de diferentes formas. Alguns benefícios proporcionados pelo design biofílico são:
- Amplia a saúde física e mental de quem utiliza o espaço;
- Incentiva a atividades cerebrais e o entendimento;
- Diminui graus de estresse, batimentos cardíacos e a pressão arterial;
- Auxilia na concentração dos alunos em espaços de estudo e aprendizado;
- Expande a produtividade em diferentes ambientes, como escolas, universidades ou de trabalho;
- Beneficia a recuperação de pacientes quando utilizado em projetos hospitalares;
Como utilizar em projetos
O design biofílico pode ser aplicado de diversas maneiras, sendo ensinado em vários cursos de design com a função de ajudar os profissionais no desenvolvimento de novos planejamentos.
Através de estudos e análises foram estabelecidos três pilares que orientam os principais aspectos que devem ser considerados na criação de um projeto para criar experiências naturais naquele local:
- Experiências diretas;
- Experiências indiretas;
- Experimentações no espaço e lugar;
Dessa maneira, é possível criar uma relação de todas as maneiras que aquele local pode se conectar com a natureza, utilizando como base os três pilares elaborados. Por exemplo:
- Proporcionar alta qualidade para o ar do ambiente;
- Favorecer o uso da luz natural;
- Incluir paredes e telhados verdes;
- Incentive a construção de espaços de descanso;