Elas estão presentes em praticamente todas as residências e ambientes profissionais. Com diferentes tamanhos e estilos, têm uma função importante no dia a dia das pessoas, seja para apoiar e armazenar objetivos ou qualquer item, como livros, por exemplo.
Estamos falando das estantes, um móvel que é essencial quando se fala em organização e também em estética, considerando o espaço que ocupam e os diferentes modelos existentes.
Nesse contexto, a escolha da estante perfeita vai depender de inúmeros fatores, tais como espaço, função e, claro, o gosto de quem a está adquirindo. Por esta razão, listamos algumas dicas de como definir o móvel ideal, que vai atender a todas as suas expectativas e necessidades.
Biblioteca
Não há lugar melhor do que uma estante para guardar os livros. Com espaços próprios para esses objetos, uma estante contribuiu para a organização, que pode ser em ordem alfabética, cores, tamanhos e outras maneiras.
Então, se você tem uma boa quantidade de livros, uma estante própria para armazená-los é a melhor opção. Há diferentes estilos e tamanhos, alguns até acompanhados de escadas, conforme a sua altura.
Rack
Este tipo de móvel tem ampla possibilidade de uso e, normalmente, é colocado na sala de estar da residência. Com espaços para a instalação de televisores, a estante também apresenta prateleiras para colocar itens de decoração, livros, plantas, relógios ou outros objetos. Escolher uma estante em estilo rack pode deixar a sua sala mais funcional, harmoniosa, organizada e, em consequência, mais bonita também.
Nichos
Os nichos são caracterizados pela separação dos espaços, se destacado na questão da modernidade visual. Com design inovador, os modelos podem ser fabricados em madeira ou metal, conforme o estilo do ambiente. Com este tipo de estante, é possível utilizar os espaços conforme o estilo e gosto, preenchendo os espaços com livros, plantas, porta-retratos e qualquer outro tipo de objeto, combinando uns com os outros e deixando o ambiente com a sua cara.
Com estrutura aberta
A facilidade de acesso é o grande diferencial das estantes com estruturas abertas. Sendo assim, ela pode ser utilizada para armazenar itens que são usados com mais frequência. Com um design mais aberto, indica-se que não seja preenchida totalmente, para que a sua principal característica não fique escondida pelos objetos.
Trata-se de um móvel considerado delicado, que pode ser utilizado tanto para acomodar itens de uso diário, como também mais direcionado à decoração apenas.
Curvada
Com design inovador, este tipo de estante apresenta formas sinuosas que chamam a atenção de qualquer um. Os modelos podem variar bastante, com divisórias, curvas mais ou menos acentuadas, altas, baixas, entre outras. E assim como as outras, ela suporta diferentes itens que podem deixa-la ainda mais atraente.
Para todos os gostos e estilos
Diante de tantos modelos desse tipo de móvel, é possível afirmar que as estantes podem atender a todas as necessidades. Sendo assim, o processo de escolha precisa levar em consideração as preferências, além da sua harmonização com os outros móveis e elementos do cômodo. E em um mercado de móveis cada vez mais avançado, encontrar a estante que mais lhe agrade não é uma tarefa difícil.