- Eleven
- June 30, 2021
- 4:30 pm
Os avanços tecnológicos e os rearranjos sociais provocados pela globalização tornaram o mundo cada vez mais conectado. E essa tendência constante de maior conexão em redes da sociedade tem influência em diversas áreas, entre as quais o segmento imobiliário. É nesse mercado que surge o conceito de smart living, ou vida inteligente em tradução livre. Mas o que vem a ser esse conceito? Em que ele consiste?
Ambientes mais conectados e ágeis
De uma forma geral, o smart living é uma nova concepção sobre o conceito de morar.
Ele propõe uma nova forma de morar, em que são proporcionados ambientes mais conectados e ágeis, permitindo uma interação maior com o seu entorno. É o que chamam de automação residencial, quando hardwares, softwares e serviços tecnológicos garantem uma experiência de moradia mais inovadora, moderna e prática.
O smart living possibilita um diálogo mais rápido e eficiente com o espaço de habitação, a partir de automações e recursos tecnológicos que garantem uma experiência high-tech para os seus moradores.
Com o smart living, os momentos de lazer e conforto no lar são vivenciados com mais praticidade, inteligência e economia, tornando a realização de atividades cotidianas em algo mais simples e funcional.
As ferramentas de smart living
Empreendimentos que adotam o conceito smart living estão focados em seguir altos padrões de sustentabilidade e de propiciar as experiências mais otimizadas possíveis de interação do morador com lazer, trabalho e educação.
Entre as ferramentas de vida inteligente disponibilizadas nos apartamentos equipados com essa tecnologia estão interruptores inteligentes instalados nos quartos e salas. Eles podem ser acionados por meio de aplicativos ou por comando de voz.
Outro recurso é a fechadura inteligente que, entre as suas aplicabilidades, permite a sua abertura ou fechamento a distância, utilizando-se para tal chaves, celulares ou senhas.
O controle inteligente e universal é outro dispositivo incluído no conceito de smart living. Com ele, o morador pode ter à disposição um equipamento incorporado ao ar condicionado ou a qualquer mecanismo infravermelho, como televisores, home-theaters e aparelhos de TV a cabo.
Adaptador de tomada smart
Apartamentos que aderem ao conceito de smart living também podem ser equipados com adaptadores de tomada smart.
Podendo ser monitorados virtualmente por meio de aplicativo, eles são conectados à rede wi-fi e oferecem uma série de vantagens.
Os adaptadores viabilizam não apenas o monitoramento remoto, como podem tornar possível o agendamento de tarefas de determinados aparatos.
Um café pode ser programado automaticamente por meio do celular, por exemplo. Para isso, basta que o adaptador esteja integrado a uma cafeteira.
O adaptador de tomada smart pode ainda suspender o fornecimento de energia do apartamento em razão da sua capacidade de análise do calor das tomadas.
Segurança
No quesito segurança, com a tecnologia agregada ao smart living, o morador pode contar com uma câmera 360°, capaz de transmitir em tempo real tudo o que está acontecendo no interior do imóvel.
O acompanhamento pode ser feito pelo celular, sendo muito apropriado para quem possui crianças ou animais de estimação, que exigem uma atenção especial.
Por fim, esse é o que chamamos de smart living, que engloba diversas tecnologias hoje disponíveis. E mesmo que automatizar de maneira completa e funcional sua residência possa ser algo ainda fora da realidade, muitas mudanças já são possíveis no Brasil.
Veja também: Amazon Echo: saiba tudo sobre esses dispositivos e Tudo sobre o Google Home.
Achou interessante? Então vem ver nossos outros insights sobre tecnologia!