- Eleven
- June 10, 2021
- 6:00 pm
O bairro Barro Preto está localizado na região centro-sul da cidade de Belo Horizonte. É um dos mais tradicionais da capital mineira e um dos principais polos da moda do Brasil.
História
A origem do bairro remonta ao século passado. Seus primeiros habitantes foram imigrantes italianos que vieram ajudar na construção da capital do estado. Uma curiosidade sobre o nome do bairro é que o mesmo se deve ao solo pantanoso e a uma argila viscosa e escura bastante encontrada na região.
Característica dos imóveis
No início da colonização italiana do bairro, as ruas eram de paralelepípedos e havia postes elétricos no meio delas. No entanto, com o processo de verticalização iniciado nos anos 70, casas deram lugar a prédios.
O Edifício Sete Lagoas, condomínio residencial muito conhecido na região, foi a primeira edificação vertical a ser construída no Barro Preto, possuindo hoje mais de dez andares e sendo um dos maiores prédios da capital mineira.
Outra referência na paisagem do bairro é o Edifício JK, construído em 1953 ainda no governo de Juscelino Kubitschek e projetado por Oscar Niemeyer. A edificação possui 36 andares e 1.176 apartamentos.
Apesar das mudanças geradas pela verticalização de Barro Preto, ainda é possível encontrar propriedades imobiliárias com características arquitetônicas da época da fundação de Belo Horizonte. A maioria, contudo, é imóvel comercial.
Comércio
Antigamente o bairro era um lugar pacato, predominantemente residencial, porém com o tempo acabou se tornando uma importante região de comércio, sendo hoje um dos maiores centros atacadistas de roupas do Brasil.
Em Barro Prato há hoje cerca de 800 lojas de pronta-entrega distribuídas em 12 galerias e cinco shoppings na região. O atacado responde por 70% do comércio do bairro. As confecções empregam aproximadamente 2,5 mil costureiras.
Pontos de referência
Entre os seus mais variados pontos de referência de toda a capital mineira, o Barro Preto se destaca por abrigar a Maternidade Odete Valadares, referência no segmento.
E a Igreja de São Sebastião, construída na década de 1900.
Barro Preto abriga ainda o Fórum Laffayette, o Hospital Felício Roxo e a Praça Raul Soares, projetada pelo engenheiro Aarão Reis em estilo paisagístico francês. Para quem gosta de esporte, também é bom saber que Barro Preto abriga o clube social do Cruzeiro, mesmo local onde antigamente funcionou a primeira sede do Palestra Itália.
Infraestrutura
Barro Preto comporta importantes avenidas de Belo Horizonte que dão acesso a outras regiões como a Augusto de Lima, a Amazonas, a Olegário Maciel e a Bias Fortes. Quem pretende morar ou investir na região só tem a ficar feliz com tudo que o bairro oferece aos seus habitantes e frequentadores.
Supermercados, sapatarias, agências bancárias, restaurantes, bares, padarias, locadoras de vídeo, armarinhos… Tudo isso, e muito mais, é possível encontrar no Barro Preto. Vale a pena ressaltar que o bairro também é bem próximo do Mercado Central e, portanto, muito bem avaliado no setor de imóveis e da construção civil.
Ficou curioso por conhecer um pouco mais sobre outras regiões da capital do estado de Minas Gerais? Então não deixe de conferir nosso blog com informações sobre vários outros bairros da capital mineira!