- Eleven
- February 27, 2018
- 5:23 pm
A compra do imóvel próprio é o sonho de boa parte das pessoas. Com o financiamento imobiliário, fica mais fácil realizar este sonho, uma vez que muita gente simplesmente não consegue guardar dinheiro. Entretanto, para realizar o financiamento de forma adequada, protegendo o seu orçamento e o seu patrimônio, é preciso tomar uma série de cuidados.
Por isso, preparamos algumas dicas de como realizar a contratação de seu financiamento imobiliário sem ter dor de cabeça:
Consiga seu financiamento antes mesmo de achar o imóvel ideal
Você consegue negociar o crédito com sua instituição financeira antes mesmo de encontrar o imóvel desejado. Com isso, fica mais fácil comprar sua casa ou apartamento. O banco contratado entrega uma carta de crédito cuja validade costuma ser entre 3 meses, assegurando a contratação do financiamento para fechar negócio.
Avalie as condições de diversas instituições financeiras
Mesmo que você seja cliente há décadas da Caixa ou do Banco do Brasil, seus bancos “preferidos” podem não necessariamente serem os mais favoráveis na hora de contratar o seu financiamento imobiliário. Consulte diferentes bancos e financeiras sobre suas condições, juros, prazos, taxas adicionais e burocracias. Com isso, você pode economizar um bom dinheiro! Entretanto, lembre-se que bancos podem cobrar Taxa de Balcão sobre mutuários que não são clientes. Negocie abertamente com seu gerente.
Prefira o Sistema de Amortização Constante
Ao adquirir seu imóvel, você pode pagar parcelas de valor constante, de acordo com a Tabela Price, ou utilizar o sistema de pagamentos de amortização constante. Com isso, o valor de sua parcela fica menor ao longo dos pagamentos, pois os juros e as taxas de correção vão sendo quitados até que reste apenas saldo devedor para se amortizar. No começo a parcela é mais alta, mas no valor total pago, a diferença pode chegar a 15%.
Bancos que têm contratos com imobiliárias nem sempre são os mais baratos
A Caixa, junto ao programa Minha Casa Minha Vida, se especializou em crédito imobiliário com as menores taxas. Contanto, a instituição pode cobrar outros valores adicionais adjacentes, como seguros e custos semelhantes. Bancos associados a imobiliárias também vendem vantagens que, no fim, podem não ser tão boas assim. A dica é estar atento aos valores de forma geral e não cair em “papo furado”.
Cuidado com a relação idade x parcela
Ao realizar um financiamento imobiliário, há um prazo máximo para que as prestações sejam quitadas: o mutuário deve liquidar a conta em uma idade máxima de 80 anos e seis meses ao passo que, ao longo do tempo, o seguro contra a morte de vida do comprador também aumenta. Vale a pena pesquisar por bancos que sejam mais amenos nas parcelas ou seguros quando o assunto é idade do mutuário.
Tá difícil de pagar? Mude de banco
Às vezes, as parcelas de um financiamento se tornam insustentáveis. Dá pra negociar com outra instituição financeira que compre suas dívidas e refaça as parcelas para você. Pode sair um custo maior, mas assim você evita ficar com o nome sujo, e paga mais parcelas de uma vez quando a situação financeira estiver mais favorável.
Foi útil? Cheque outras dicas e orientações como essa em nosso site!