Todas as áreas do mercado estão constantemente em busca de inovações. Trazer novidades para o público significa não apenas abrir novas oportunidades para desenvolver novos produtos e serviços, como também aumentar seu público-alvo.
Uma das áreas que mais tem mostrado essa capacidade de inovação é a engenharia. E isso pode ser visto em diversos lugares do mundo. Novas construções têm tomado cada vez mais espaço, fazendo com que projetos inovadores consigam se destacar em meio a milhões de prédios de grandes metrópoles.
Essa é uma tendência que pode ser vista, principalmente, em alguns países do Oriente Médio e da Ásia, em que alguns deles são famosos por exibir suas construções chamativas e únicas, procurando tornar suas cidades mais atraentes.
Um desses países é o Emirados Árabes Unidos, cuja capital Abu Dhabi possui uma construção de formato bem diferente das originais. Fazendo parte das cidades que possuem prédios gigantescos, ela possui um arranha-céu circular, sendo o primeiro a ser construído em todo o mundo.
Aldar Headquarters
Também conhecido como Aldar HQ, esse diferente tipo de arranha-céu possui um formato circular. Localizado na costa da região de Al Raha, ele abriga a sede da empresa de construção Aldar Properties.
Sendo uma ideia inovadora no mercado, seu projeto foi reconhecido como “Best Futuristic Design” em 2008. Começou a ser construído em 2007 e sua conclusão aconteceu apenas em 2010.
Sua estrutura de pouco mais de 110 metros abriga 23 andares, sendo um dos edifícios mais altos de Abu Dhabi e o edifício circular mais alto já construído. Além disso, possui diversos elevadores destinados a diversas funções: para passageiros, carga, serviço, um hidráulico circular e outros de uso geral.
Algumas dificuldades surgiram para os engenheiros durante a sua construção, principalmente por ter sido construído sobre um terreno artificial, o que causava um impacto nas águas subterrâneas e grandes cargas de vento por causa do tamanho do espaço ocupado pelo edifício.
Sua construção foi pensada principalmente para estar em harmonia com o ambiente em que se encontrava. Por isso, estando localizado à beira-mar, os arquitetos idealizaram a imagem de uma concha para servir como base para o projeto.
Estrutura e tecnologia
Esse arranha-céu foi construído em duas partes, ambas curvadas para fora. Mesmo assim, nenhum tipo de vidro curvo foi utilizado para dar o efeito da convexidade do edifício, sendo que essa percepção pode ser notada devido aos formatos trançados construídos do lado exterior da estrutura.
Claro que o toque tecnológico também não poderia faltar. O uso de recursos ecológicos e que permitem uma maior economia de energia foram adicionados ao Aldar Heardquarters. Em sua construção foram utilizados materiais reciclados e o uso eficiente da luz natural permite a economia.
Outras inovações também estão presentes, como a presença de um sistema de abastecimento de água artificial e um sistema a vácuo subterrâneo para que os resíduos possam ser recolhidos de maneira automática.
Ele cobre uma área equivalente a quatro campos de futebol e o principal desafio para os engenheiros foi conseguir manter sua estabilidade, principalmente por causa do terreno. Dessa maneira, a fachada do prédio se apoia em dois pontos rente ao solo para conseguir um bom equilíbrio.