Carregando
Menu
País:
Brasil
Cidade:
Belo Horizonte
Endereço:
Rua Rio Grande do Norte, 1435, 12º andar, Funcionários
Email:
contato@elevenconstrutora.com.br
Telefone:
(31) 2555-8811
Conheça a Basílica da Sagrada Família em Barcelona: ícone da arquitetura gótica

Conheça a Basílica da Sagrada Família
em Barcelona: ícone da arquitetura gótica

09/06/2024
Scroll Down

A Basílica da Sagrada Família em Barcelona, na Espanha, é um dos monumentos mais bonitos da arte sacra mundial. Ela começou a ser construída em 1882 e tem previsão de conclusão em 2026. A igreja é uma referência da arquitetura gótica, com suas torres altas e finas que parecem tocar o céu. 

Todos os anos, cerca de três milhões de turistas e peregrinos visitam a basílica, que é cheia de simbolismos. O que faz do local um dos monumentos mais visitados da Espanha é a grandiosidade do projeto arquitetônico, que se destaca em meio aos prédios em Barcelona, que é capital da Catalunha. 

A construção já dura 142 anos 

A construção da basílica da Sagrada Família em Barcelona mostra que o tempo é relativo, pois a edificação começou há 142 anos e parece ser eterna. 

Devido à pandemia da Covid-19 e outras paralisações ao longo do século, especialistas acreditam que a conclusão ainda pode demorar um pouco mais. No entanto, ainda se mantém a previsão da conclusão para 2026. 

Aliás, em 2026 se completará 100 anos da morte do arquiteto responsável pelo projeto, Antoni Gaudí, que morreu em 1926 e teve o seu corpo sepultado junto à cripta da basílica. 

Nem ele mesmo imaginava que a obra levaria tanto tempo. Inicialmente, segundo os relatos históricos da igreja, Gaudí acreditava que ela duraria 10 anos. 

A demora se dá em razão dos detalhes e do perfeccionismo da obra, além da necessidade de reunir os recursos financeiros disponíveis. 

Fachadas da Sagrada Família em Barcelona remetem à fé cristã 

A Sagrada Família em Barcelona tem três fachadas em seu projeto original. Conheça-os:

  1. Natividade: com elementos que retratam o nascimento de Jesus Cristo;
  2. Paixão: que relata a crucificação de Cristo;
  3. Glória: mostra a ressurreição de Cristo.  

A Fachada da Natividade foi a primeira a ser construída. Gaudí optou por começar a construção por esta fachada porque acreditava que seria mais agradável aos olhos dos visitantes do que as demais. No entanto, ele faleceu antes da sua conclusão. Só mais tarde vieram as fachadas da Paixão e da Glória. 

O projeto arquitetônico se baseia na história cristã. A torre mais alta tem 72 metros e simboliza Jesus Cristo, a outra representa Maria, há ainda mais 12 torres dedicadas aos apóstolos e quatro torres que remetem aos evangelistas da Bíblia. O templo é aberto a visitações. Confira as informações no site oficial da basílica. 

Projeto original era neogótico

Gaudí assumiu o projeto em 1883, um ano após o início da construção. O arquiteto original era Francisco de Paula del Villar y Lozano, que havia desenhado o templo dentro do estilo neogótico. 

Mas Gaudí reformulou o projeto arquitetônico da basílica da Sagrada Família em Barcelona, mantendo a cruz latina. Entretanto, ele usou o estilo gótico, presente nas principais catedrais europeias, e adicionou colunas e abóbadas. 

Cada detalhe arquitetônico foi planejado para deixar o templo com melhor acústica e iluminação interna. Naquela época, os recursos dos arquitetos eram muito rudimentares. Ele gostava de trabalhar com modelos 3D, mas muitos foram destruídos durante os conflitos da Guerra Civil Espanhola. Os especialistas que deram continuidade à obra se valeram de recursos mais modernos, mas mantendo os traços originais de Gaudí. 

Após a conclusão, a igreja será a mais alta do mundo, com 170 metros de altura, compreendendo 18 torres. Portanto, ela se firmou como uma das igrejas mais belas do planeta.  

Estilo gótico remonta à Idade Média: confira mais características 

A basílica da Sagrada Família em Barcelona é uma obra suntuosa que guarda traços da Idade Média. Se você ficou curioso e quer saber mais sobre o estilo gótico, veja um resumo a seguir: 

  • Surgiu na Baixa Idade Média, entre os séculos X e XV;
  • Seus primeiros representantes surgiram na França;
  • Está presente não apenas na arquitetura, mas nas artes em geral, como literatura e pintura;
  • Presença de torres altas e finas; 
  • Uso constante de vitrais coloridos nos interiores dos templos góticos; 
  • Construções com pé-direito alto para aumentar a penetração da luz natural. 

O estilo gótico está presente em outras construções, como na Catedral da Sé, em São Paulo, e até hoje influencia os projetos arquitetônicos do mundo inteiro. 

E agora que você chegou ao fim do artigo, aproveite para ler sobre os estilos arquitetônicos da Biblioteca Nacional da Bielorrúsia. Conheça também os empreendimentos da Eleven Construtora. 

Posted in arquitetura