Carregando
Menu
País:
Brasil
Cidade:
Belo Horizonte
Endereço:
Rua Rio Grande do Norte, 1435, 12º andar, Funcionários
Email:
contato@elevenconstrutora.com.br
Telefone:
(31) 2555-8811
Vantagens da instalação de bicicletário em seu prédio ou condomínio

Vantagens da instalação de bicicletário
em seu prédio ou condomínio

30/03/2020
Scroll Down
Vantagens da instalação de bicicletário em seu prédio ou condomínio

A onda sustentável vem ganhando cada vez mais força. Mas, além da responsabilidade ambiental, aspectos econômicos e de saúde têm feito muita gente aderir às bicicletas como meio de transporte. Para facilitar a vida dos ciclistas, muitos condomínios têm investido na instalação de um bicicletário.

A bicicleta é um veículo muito barato e que demanda pouquíssima manutenção quando comparamos a carros e motos. Além disso, não tem gastos com combustível e é uma boa prática de atividade física, especialmente em uma época na qual o tempo é um recurso tão escasso. O veículo é cada vez mais popular, especialmente em grandes cidades onde perdem-se muitas horas do dia no trânsito. Nesse tempo gasto em um carro, ou até mesmo em um ônibus, não há muito o que se fazer. Por isso, muita gente tem escolhido uma forma melhor de aproveitar o tempo do trajeto entre casa e trabalho usando bicicletas para não precisar perder horas em engarrafamentos e ainda pode aproveitar para fazer um exercício físico.

Em São Paulo a presença de bicicletário em condomínios já é lei desde 2013. Isso mostra que a instalação de um bicicletário está saindo do campo dos artigos de luxo para se tornar um espaço tão necessário quanto os estacionamentos para carro. Afinal de contas, existem muitas vantagens para o morador e para o condomínio com a instalação de bicicletário.

Organização e segurança dos veículos

Ter um bicicletário facilita muito na organização de um condomínio. Isso porque eles geralmente são instalados próximo à entrada perto do estacionamento. Isso evita que bicicletas que podem estar sujas sejam levadas para dentro do prédio e causem transtorno entre os moradores.

Além disso, a instalação de bicicletário pode ajudar a manter os demais veículos longe de arranhões. Quando não há um bicicletário na maioria das vezes o morador opta por deixar sua bicicleta na garagem junto com os carros. Algumas vezes, por conta do manuseio da bicicleta, podem ocorrer danos ao veículo do próprio morador ou ao veículo de outro morador. Bicicletas mal posicionadas (os famosos “jogadas uma em cima da outra”) também podem dificultar o acesso às bicicletas e danificar o aro e o quadro. Assim, é melhor que cada veículo tenha seu próprio lugar e haja uma área específica para armazenamento adequado das bicicletas.

Incentivo e valorização

Pode parecer um investimento desnecessário, mas a presença de um bicicletário valoriza o condomínio. Algumas pessoas evitam comprar bicicletas por muitos motivos e um deles é justamente por não ter onde guardar quando mora em um apartamento. A instalação de bicicletário pode ser o incentivo que alguns moradores do seu condomínio precisavam para adquirir uma bicicleta e ter um estilo de vida mais saudável sem precisar se preocupar onde guardar com segurança sua bicicleta. O bicicletário também pode ser um atrativo para novos moradores que já possuem o hábito de se locomover de bicicleta, mas não teriam onde guardá-la ao se mudar. A instalação de bicicletário pode contribuir na decisão de compra.

Como fazer a instalação de bicicletário

Primeiro, faça uma reunião e verifique quantos moradores se interessam com a instalação de bicicletário e fariam uso do espaço. Existem vários tipos de bicicletário e você pode escolher o que melhor se adapta ao espaço disponível no seu condomínio. Existem desde os paraciclos, que são grandes, presos ao chão e permitem acorrentar a bicicleta pelo quadro, até os ganchos onde pendura-se a bicicleta pelo aro. Os ganchos são excelentes opções a instalação de bicicletário em espaços pequenos.

A instalação de bicicletário em condomínios precisa de uma estrutura de regras de uso para funcionar de forma efetiva. Questões como permissão para andar de bicicleta dentro do espaço do condomínio é algo importante para ser definido no caso do uso das bicicletas por crianças. Também é aconselhado fazer um cadastramento das bicicletas etiquetando a bicicleta. O cadastramento pode ser refeito a cada 6 ou 12 meses para manter as vagas atualizadas. Outro ponto importante a ser definido com os moradores é a permissão de uso do bicicletário para visitantes.

Gostou? Da uma olhada nos nossos artigos!

Posted in artigosTags: