Carregando
Menu
País:
Brasil
Cidade:
Belo Horizonte
Endereço:
Rua Rio Grande do Norte, 1435, 12º andar, Funcionários
Email:
contato@elevenconstrutora.com.br
Telefone:
(31) 2555-8811
Curiosidades sobre o Bosco Verticale (Milão, Itália)

Curiosidades sobre o
Bosco Verticale (Milão, Itália)

12/05/2021
Scroll Down
Curiosidades sobre o Bosco Verticale (Milão, Itália)

Localizado em Milão, na Itália, o Bosco Verticale é um dos edifícios mais bonitos do mundo. Não é à toa que é referenciado desse modo nos principais portais da web especializados em Engenharia, Arquitetura e Urbanismo, bem como nas principais revistas desse segmento.

O Bosco Verticale é um par de torres residenciais, conhecidas no mundo todo por unir de maneira criativa a Engenharia Civil e a sustentabilidade ambiental, algo que se pode visualizar a partir da parte externa do prédio.

Gostaria de conhecer algumas curiosidades a respeito do Bosco Verticale? Em caso de resposta positiva, continue a leitura.

Quantidade de plantas no Bosco Verticale

O Bosco Verticale é conhecido, principalmente, pela sua estética externa, que é significativamente formada por um lindo verde. Então, é que nas duas torres podemos encontrar, conforme dados técnicos da obra, 480 árvores de porte médio e grande, bem como 300 de pequeno porte.

Isso sem falar das 11 mil plantas perenes e rasteiras e dos 5 mil arbustos.

É um dos edifícios, sem dúvida alguma, mais verdes de Milão e do mundo. Esse é um dos seus incríveis destaques.

O Bosco Verticale conta com um rico ecossistema

Outra curiosidade a se destacar com relação ao Bosco Verticale é que a edificação preserva, basicamente, uma floresta vertical, com diversas espécies de plantas. Isso promove um rico ecossistema, não apenas nas duas torres, mas na localização como um todo.

Estima-se, segundo dados técnicos da obra, que o local concentra mais de 1.600 espécies de pássaros e borboletas.

Fachadas mutáveis conforme a estação do ano

Uma coisa interessante em relação ao Bosco Verticale é que as duas torres contam com fachadas mutáveis, que se configuram de acordo com as estações do ano. Em outras palavras, as cores das plantas que ficam na sacada das unidades habitacionais variam conforme a estação do ano.

Na primavera, temos plantas amareladas, por exemplo. Já no verão, mais esverdeadas.

Isso possibilita que os habitantes locais vejam a cidade como um organismo em constante mudança.

Irrigação e hidratação das plantas do Bosco Verticale

Um fato interessante sobre o Bosco Verticale é que conta com um sistema especial para irrigar e hidratar as plantas que fazem parte do seu cenário.

De acordo com dados técnicos, no que se refere à obra, foi feito um estudo micrometeorológico, com o objetivo de calcular as necessidades de irrigação do prédio, por meio da observação das características climáticas da região.

Por exemplo, se uma fachada do Bosco Verticale fica, pela manhã, no lado do sol, ela pode receber maior quantidade de água para nutrir as plantas. Isso também ocorre com as fachadas que ficam no sol durante à tarde.

O Bosco Verticale é um prédio moderno, sustentável e esteticamente agradável. Ele guarda diversas curiosidades que nos deixam mais encantados e loucos para conhecê-lo presencialmente.

Gostou deste conteúdo e gostaria de ficar por dentro de outros? Estamos sempre compartilhando insights interessantes em nosso blog!

Posted in urbanismoTags: