- Eleven
- May 25, 2021
- 5:30 pm
Luminárias de chão são itens marcantes para complementar a decoração da sua casa. Esse elemento pode ser encontrado em diversos modelos e propostas para valorizar ainda mais a personalidade de cada espaço da sua residência.
Seja para criar um clima mais intimista e acolhedor, moderno e arrojado, ou compor um ponto de contraste no ambiente, certamente há uma luminária de chão que se encaixa perfeitamente nos seus planos.
Quer saber como escolher a opção mais adequada e conferir como esse objeto decorativo pode ser posicionado para criar uma composição interessante? Confira as nossas dicas:
Por que optar pelas luminárias de chão?
As vantagens das luminárias de chão vão muito além do fator estético e da versatilidade. Outros bons motivos incluem:
- Praticidade para colocá-la em qualquer cômodo da casa;
- Facilidade na hora da faxina, já que pode ser retirada do lugar sem nenhum empecilho;
- Dispensabilidade de móveis e outras estruturas de apoio;
- Locomoção facilitada, assim, a luminária pode ser removida para outros espaços de acordo com a necessidade;
- Item funcional, que pode ser utilizado para diversas atividades como a leitura, iluminação de corredores ou composição de um ambiente com pouca luz.
Como usar as luminárias de chão para complementar sua decoração?
1. Design e estilo
A principal questão a ser considerada para utilizar esse item em sua decoração é o alinhamento entre praticidade, funcionalidade e design.
Dependendo do restante da composição, a luminária pode ter um design ousado, que se destaque no ambiente e chame a atenção de forma imediata, por exemplo.
Por outro lado, pode ser um item delicado e que tenha as mesmas cores predominantes da decoração e seja, portanto, mais discreto. Apostar num design retrô pode ser uma boa alternativa, já que esse tipo de proposta está em alta e casa facilmente com quase todos os estilos de decoração.
Há, também, quem prefira designs artesanais para reforçar a sua identidade e destacar elementos naturais.
2. Localização
Quanto ao local de instalação, é importante pensar em um posicionamento que não atrapalhe a circulação no espaço. Assim, se evita que as pessoas esbarrem, tropecem ou derrubem a luminária.
O lugar ideal são os cantos e os vãos entre os móveis, ou ao lado de:
– Sofás;
– Camas;
– Escrivaninhas.
3. Modelo e tipo
Quanto ao modelo e tipo de luminária, é interessante considerar o cômodo onde será instalada. Para os quartos, luzes mais concentradas, como os modelos com uma cúpula, podem ser mais adequadas.
Já para áreas externas, corredores e espaço de lazer, luzes mais difusas ou modelos que apresentem múltiplas lâmpadas podem atender melhor às necessidades desses ambientes. Estilo industrial é uma opção atrativa e moderna nesses casos.
Outra alternativa que se destaca são as luminárias em forma de coluna, ideais para a entrada da casa, corredores e áreas internas.
Escritórios e espaços de estudo, por outro lado, pedem modelos que atendam a demanda de uma iluminação que seja confortável visualmente.
Por fim, os modelos articulados oferecem bastante liberdade para manipular o foco de luz conforme for necessário.
Veja outras ótimas dicas para sua casa clicando aqui!