- Eleven
- May 12, 2021
- 11:00 am
O avanço técnico dos últimos anos, nos mais diversos segmentos, gerou uma série de novidades e de novas práticas que facilitam os trabalhos e projetos em muitas áreas. Por exemplo, na construção civil, o BIM (Building Information Modeling) é uma das ferramentas essenciais para os dias atuais.
Em português, Building Information Modeling quer dizer, em uma tradução mais geral, Modelagem de Informação sobre a Construção. E o que seria o BIM? É sobre isso que falaremos a seguir, apresentando características e vantagens desta ferramenta.
O que é o BIM
Para começar, é fundamental entender do que se trata o conceito e como ele pode ser aplicado na prática. O BIM é um tipo de modelo para que os responsáveis por uma construção possam se basear e planificar de forma mais completa o trabalho. Em vez da utilização de desenhos mais simples e, geralmente, em um formato 2D, com o BIM é possível chegar mais perto, desde o início, do projeto final, com dimensões em 3D e outros detalhes.
Por exemplo, com a utilização do Building Information Modeling, é possível ter um detalhamento maior sobre as diversas partes de uma obra. Isso, por si só, já permite uma maior integração entre arquitetos, construtores e demais envolvidos, garantindo uma comunicação melhor e um trabalho de maior qualidade e velocidade.
Benefícios da plataforma
Com a utilização de um programa automático que trabalhe com o BIM, os diversos profissionais podem adicionar conceitos e informações durante a construção, criando um projeto mais amplo e entendido por todos.
Na prática, isso significa que é possível prever, por exemplo, questões relativas à arquitetura de um projeto, como quantidade de ambientes, tamanho das paredes, alturas, etc. Ao mesmo tempo, os responsáveis pelas matérias-primas da construção podem analisar os melhores materiais a serem utilizados, quais os fornecedores ideais, as previsões de custo, entre outros detalhes.
Assim, com o uso do BIM, todo o projeto fica mais unificado e visto de uma maneira mais ampla pelos envolvidos. Envolvendo todos no mesmo esquema, evitando erros na comunicação e permitindo conversas e debates mais específicos sobre o que deve ser feito para que a obra fique perfeita. Isso permite um controle de qualidade maior, também. Desse forma, todos as áreas envolvidas no processo tem acesso a um plano geral fazendo com que, por exemplo, os arquitetos saibam onde ficam os canos da construção, ao trabalharem em seu projeto.
Para as empresas responsáveis pela construção, e também para os eventuais compradores da obra, é essencial a utilização do BIM. Ele diminui custos da obra e faz com que haja um ganho de tempo muito grande. Não é raro vermos construções que acabam atrasando, muitas vezes por dificuldades de entendimento e comunicação.
Com um software especializado e de fácil utilização, as conversas são baseadas em informações claras, sendo possível antecipar partes futuras do projeto. Isso gera um ganho enorme de eficiência, garantindo o melhor custo-benefício, com uma qualidade final muito maior e uma obra mais rápida e barata, sem nenhuma perda na qualidade.
Estas são, portanto, as principais aplicações do BIM. Em tempos de avanço tecnológico e automação dos trabalhos e funções, não há espaço para obras que não se modernizam. Os ganhos são diversos e quem não utilizar este tipo de serviço, acaba ficando para trás.
Para mais artigos sobre tecnologia clique aqui!