Morar em uma casa sustentável é a estratégia ideal para estar em um ambiente mais agradável e garantir um futuro melhor para toda a comunidade. Além disso, traz vários benefícios em relação às construções convencionais como a valorização da construção e uma vasta economia a longo prazo.
Um lar amigo do meio ambiente é aquele que preserva a vegetação nativa do terreno, privilegia uma arquitetura que se harmoniza com o seu entorno, aproveita melhor a ventilação natural, além de trazer hábitos mais conscientes para a nossa qualidade de vida. Confira a seguir, as algumas dicas que você precisa saber para construir uma casa sustentável:
Utilize sistemas que captam e reaproveitam a água
Um sistema de captação interligado por calhas ou tanques pode captar a água da chuva, que pode ser reaproveitada para lavar o jardim, o carro, a calçada, e até mesmo na descarga dos vasos sanitários. Além disso, você pode instalar uma cisterna capaz de reaproveitar a água usada na máquina de lavar roupas. A água ensaboada pode também ser usada para limpar os pisos da residência.
Use vasos sanitários com sistema de acionamento duplo
O vaso sanitário tradicional tem apenas um tipo de descarga, usada tanto para todas as situações. Diante disso, é gerado grande desperdício de água, já que a quantidade necessária de água para dejetos líquidos é bem menor que para sólidos. O acionamento duplo possui dois botões: um para descarga de maior quantidade e outro para a menor. Assim, você poupa água toda vez que for urinar.
Use um sistema de irrigação automatizada
A irrigação automatizada faz com que a irrigação seja programada com a frequência e duração adaptadas aos fatores climáticos e aos tipos de espécies apresentados nos gramados e nos jardins da sua casa. O mercado disponibiliza opções mais simples (como sensores de chuva) e também mais complexas, capazes de estimular a umidade do solo e, a partir daí, calibrar o irrigador. Desse modo, você oferece a quantidade de água na medida para seu jardim sem desperdiçar.
Instale painéis solares
Cada vez mais comuns em casas e condomínios no Brasil, os painéis permitem a captura da energia solar a revertendo em eletricidade. O seu funcionamento ocorre por meio da conexão dos painéis com a rede da companhia elétrica que atende a sua cidade. Eles costumam gerar mais energia do que a residência consome durante o dia. Assim, o restante é vendido para a companhia, que posteriormente abate a diferença na conta da luz por meio de créditos.
Utilize o telhado verde
As telhas convencionais podem ser substituídas por uma laje com cobertura vegetal, que ameniza a temperatura do ambiente, além de proporcionar um ganho de área no telhado e um conforto acústico. O tempo de instalação vai variar de acordo com o grau de complexidade do projeto e da sua necessidade.
Quer aprender muito mais sobre sustentabilidade? Veja nossos artigos!