Carregando
Menu
País:
Brasil
Cidade:
Belo Horizonte
Endereço:
Rua Rio Grande do Norte, 1435, 12º andar, Funcionários
Email:
contato@elevenconstrutora.com.br
Telefone:
(31) 2555-8811
Casas inteligentes: tudo sobre a nova forma de morar

Casas inteligentes: tudo sobre
a nova forma de morar

24/06/2021
Scroll Down
Casas inteligentes: tudo sobre a nova forma de morar

Com os avanços tecnológicos que surgem a cada ano, a vida das pessoas se modificou intensamente. Depois de evoluções na área de comunicação, como os celulares e smartphones, entre diversas outras, chegou a vez de o próprio lar se tornar diferente. É aí que entram as chamadas casas inteligentes.

E quais são as tendências deste tipo de construção? De que forma a vida de todos os moradores é afetada com a utilização deste conceito? Isso é o que falaremos com mais detalhes a seguir.

O que é?

Primeiro de tudo, é importante detalhar de forma mais clara o que são as casas inteligentes. Este conceito passa pela ideia de que os moradores têm a disposição uma casa totalmente equipada e conectada. Assim, os habitantes podem controlar diversas funcionalidades e ações a partir de seus celulares, por comando de voz ou outros dispositivos.

Obviamente, para que isso funcione de forma eficiente e permanente, é necessária uma conexão constante, seja por Wi-Fi, por alguma tecnologia WAN ou até por Bluetooth. Além disso, os próprios aparelhos que serão utilizados de forma inteligente precisam de conexões entre si. Isso pode ser feito por meio de redes locais, que interliguem todos os dispositivos.

Como ter uma

Na prática, a base das casas inteligentes é a chamada Internet das Coisas, um conceito que passa pela interconexão de diversos objetos e serviços a um sistema de internet. Com isso, os diversos dispositivos em uma localidade se unem e funcionam conjuntamente, a partir de um servidor comum, criado a partir de uma conexão online.

Portanto, para quem pretende investir nesta tendência é necessário saber que tudo passa por ter uma alta capacidade técnica em termos de conexão de internet, além de escolher a forma ideal de interligar a casa e transformá-la no formato inteligente.

E para quem pensa que são necessárias muitas mudanças na estrutura da casa para fazê-la inteligente, se engana. Na verdade, é possível realizar as conexões em tomadas comuns, ou em espaços mais escondidos, que não ocupem tanto espaço ou fiquem à mostra, atrapalhando a estética do local.

Vantagens

Com todos os serviços e aparelhos conectados, é possível criar uma série de vantagens e de funcionalidades nas casas inteligentes. Por exemplo, aumenta-se a segurança, com câmeras que filmem todos os cantos, permitindo uma vigilância mais completa, um alerta em casos especiais etc.

Se o filho está brincando no quarto e cai sozinho, sem fazer tanto barulho, a casa inteligente rapidamente pode gerar uma informação, acelerando a reação dos pais. São vários exemplos neste sentido.

Além disso, é possível que a temperatura da casa seja constantemente ajustada, por meio de aparelhos conectados, tudo de forma simples e fácil. Em sistemas mais sofisticados, é possível até mesmo medir a temperatura corporal ou outros indicadores do organismo, avaliando a existência de disfunções, que façam necessárias idas ao médico.

Ainda existem outras diversas vantagens relacionadas à utilização de uma casa inteligente, trazendo comodidade, capacidade tecnológica e até benefícios para a saúde e para o bem-estar dos moradores, em sistemas mais complexos.

Mas independente do grau de sofisticação, o fato é que a maioria das casas, em algum nível, se tornará inteligente em breve, com os diversos avanços tecnológicos e a elevação da importância da conectividade na vida das pessoas.

Gostou deste insight? Veja também Tudo sobre o Google Home e muitos outros artigos sobre tecnologia!

Posted in tecnologiaTags: