Fechar a compra de um imóvel é um sonho para todos, mas ao mesmo tempo requer muita atenção. Afinal, são investimentos altos e que têm uma certa burocracia por trás, como questões de contrato, pagamento, regulamentação de todos os documentos que precisam ser assinados, etc. Com isso, existem riscos de se cometer erros na compra de um imóvel.
Se não houver muita atenção, tanto comprador como o próprio pessoal de construtoras e imobiliárias podem acabar cometendo esses erros. E a melhor forma de evitar estes equívocos é sabendo quais são eles. Por isso, resolvemos elencar aqui cinco erros comuns na hora da compra de um imóvel. Conhecendo mais sobre eles, fica mais fácil tentar evitá-los.
Falta de leitura dos termos e contratos
Este é, provavelmente, um dos erros mais comuns. Primeiro, porque boa parte das pessoas não tem grande conhecimento jurídico, o que sempre torna qualquer contrato mais complicado em seus detalhes. De qualquer forma, parando para ler com calma, é possível evitar cláusulas indesejadas ou até mesmo abusivas.
Portanto, um dos principais erros na hora de comprar o imóvel é deixar de ler os contratos e, com isso, gerar falta de entendimento dos termos com os quais o comprador está se comprometendo. Em longo prazo, isso pode criar grandes problemas, inclusive com a questão parando na Justiça.
Não verificar a documentação do imóvel
Ainda no aspecto burocrático, outro equívoco que pode acontecer é não verificar os documentos relacionados ao imóvel. Por exemplo, se ele possui débitos não quitados anteriormente, se ele é totalmente regularizado nos órgãos de fiscalização da cidade em que está construído, entre outros detalhes. Deixar passar isso também pode ocasionar problemas, se no futuro for descoberta alguma irregularidade anterior do imóvel.
Não organizar o orçamento para fazer o negócio
Entrando em problemas mais pessoais que podem ser cometidos, é possível citar a falta de planejamento financeiro. Um imóvel é um grande investimento e, na empolgação, os compradores podem acabar comprometendo seu orçamento por se comprometer com valores que não podem pagar, mesmo em casos de financiamento. Se isso acontece, os anos seguintes ficam muito mais apertados e o sonho de ter uma nova casa pode se tornar um problema.
Não se organizar financeiramente para fazer o investimento que caiba no bolso é um erro bastante comum.
Esquecer de outros gastos
Ainda dentro da questão dos valores envolvidos na compra, não é raro o comprador focar apenas no valor do imóvel e esquecer que há uma série de despesas extra. Os gastos com a documentação que regularizará a casa, impostos que serão cobrados, custos com a mudança da casa anterior para a nova, sem falar em possíveis reformas que precisem ser feitas no espaço para acomodar melhor as necessidades do indivíduo. Esquecer todos estes custos adicionais é um erro que ocorre com frequência e precisa ser evitado.
Comprar o imóvel sem conhecer todos os detalhes
Para fechar nossa lista, outro equívoco comum é o comprador se empolgar com o investimento e não negociar corretamente. É preciso tempo para amadurecer a ideia, várias perguntas surgirão para serem respondidas pelos construtores ou a imobiliária, então é necessário que haja paciência. Fazer as coisas de forma apressada é um erro que pode comprometer bastante a situação financeira e até emocional de quem quer a nova casa.
Estes são, portanto, cinco erros bastante comuns na hora de fechar a compra de um novo imóvel. Gostou deste conteúdo e quer ficar por dentro do mundo imobiliário e de construção? Saiba mais sobre nossos serviços no nosso site.
Nós da Eleven Construtora atuamos para que nossos clientes tenham o melhor custo-benefício e a melhor experiência, evitando todos os erros citados acima. Não perca tempo e fale com a gente!