Lar de poetas e compositores como Carlos Drummond de Andrade e Noel Rosa, o bairro Floresta localizado na capital mineira Belo Horizonte é um patrimônio cultural a céu aberto.
O bairro é um local de muita história, somente para a origem do nome são três possibilidades diferentes.
Origem do bairro Floresta
A cidade de Belo Horizonte foi planejada e teve seu final concluído em 1897, tendo o bairro Floresta como o mais antigo, pois foi o primeiro a ser criado para a moradia dos operários que trabalhavam na construção da capital.
Seu desenvolvimento se deu pela chegada do bonde em 1905, ajudando o crescimento do comércio e dando mais acessibilidade ao bairro.
A criação do Viaduto Santa Tereza, tombado como Patrimônio Histórico Municipal, possibilitou a ligação dos bairros da região ao centro em 1929.
Hoje no bairro Floresta há 111 bens tombados, entre eles escolas, residências, bens públicos, edifícios comerciais e prédios.
Teoria do nome
A nomenclatura para o bairro Floresta é um pouco confusa e existem três boas histórias que podem ter dado origem para a escolha do nome.
1ª teoria
Em 1897 o Hotel Floresta foi construído na Avenida do Contorno, muitos dizem que o nome do bairro se deve a grande fama do hotel.
2ª teoria
Belo Horizonte é uma cidade boêmia repleta de bares.
Uma das histórias contadas para desvendar a origem do nome do bairro, é que existia um bar chamado “Botequim Floresta” localizado próximo a Estação Central do metrô e por isso o bairro se chama hoje Floresta.
3ª teoria
Há quem diga também que o local onde foi construído o bairro Floresta, antigamente era uma grande área de mata, o que pode também ter dado origem ao nome.
Pontos de interesse do bairro Floresta
O Floresta é um bairro repleto de cultura e coisas para fazer, caminhar por suas ruas garante uma viagem pela história de Belo Horizonte.
Rua Sapucaí
Famosa pelo seu mirante que permite apreciar a vista da Praça da Estação e do Circuito Urbano de Arte, a Rua Sapucaí se tornou um importante polo gastronômico de BH.
É nela onde ocorrem também os eventos culturais da cidade e o carnaval.
Praça Comendador Negrão de Lima
A praça é tombada pelo Patrimônio Cultural do Município, abriga a feira de comidas típicas e artesanato, também é local certo para o carnaval e eventos culturais.
Curiosidades sobre os moradores
Como dissemos no início, Belo Horizonte foi morada de algumas personalidades importantes da história.
Foi no bairro Floresta que moraram os poetas Carlos Drummond de Andrade e Pedro Nava, e os compositores Noel Rosa e Rômulo Paes.
O famoso monumento localizado na Rua Bahia, foi em homenagem a um dos versos de Rômulo Paes, em que dizia: “Minha vida é esta, subir Bahia, descer Floresta”.
O bairro Floresta é considerado um dos bairros mais tradicionais de Belo Horizonte, repleto de espaços culturais, monumentos e arquitetura que contam toda a história da cidade.
Além disso tudo, ainda abriga o polo gastronômico da cidade, com mais de 11 bares e restaurantes somente na Rua Sapucaí.
Um bairro que mescla história, cultura e boêmia.
Quer saber mais sobre os bairros de BH então confira nossos artigos!