Photo: Iwan Baan
Na China, o projeto arquitetônico CCTV dominou os céus da cidade de Pequim. A sede da Televisão Central da China (CCTV) está localizada ao norte do Distrito Central de Negócios, em um terreno de quatro quarteirões.
Com uma arquitetura tridimensional, a CCTV Headquarters conta uma estrutura para produção televisiva, um centro de teatro e hospitalidade com um hotel, além de um parque de mídia, que é aberto ao público em determinados eventos.
Neste artigo, vamos conhecer a história e conceito por trás dessa construção. Acompanhe.
Conheça o CCTV Headquarters
Assinado pelos renomados arquitetos Rem Koolhaas e Ole Scheeren, sócios do OMA (Office for Metropolitan Architecture), CCTV Headquarters foi concluído no dia 1 de janeiro de 2008 e chama atenção por ser um grande arranha-céu que conta com uma estrutura desafiadora e tecnológica.
Ao contrário dos arranha-céus verticais tradicionais, o CCTV possui 44 andares, 234 metros de altura e é composto por duas torres que se inclinam e se conectam em seus andares superiores.
Mesmo com design diferenciado, o edifício foi projetado para lidar com movimentos causados pelo vento e resistir à atividade sísmica. A expansão e contração causadas por mudanças de temperatura exigiram que as duas torres fossem unidas em um horário específico da manhã, quando ambas estavam em uma temperatura uniforme.
Photo: Philippe Ruault
O conceito do design
CCTV foi pensado para ser tridimensional e um “circuito contínuo”, referindo-se a um circuito fechado de televisão. O edifício rompe a estética tradicional e linear, formando um loop como uma cruz em Z, transmitindo uma sensação monumental e construtiva.
Os 180.000 m² trabalham com simetrias assimetrias, retangulares e verticais, organizados em forma de “L” e em uma visão geométrica sem centro. O conceito de edifício faz parte do movimento desconstrutivista, que afirma que a arquitetura deve ser baseada na fragmentação, deslocamento e ambiguidade no design.