Você já ouviu falar sobre a região de Pampulha? A área de 51 km² abriga 41 bairros e 16 vilas, tem cerca de 350 mil habitantes e fica localizada no norte da cidade de Belo Horizonte, em Minas Gerais
É um dos destaques da capital mineira, famosa pela modernidade e pelas atrações turísticas e culturais.
Lagoa da Pampulha
A lagoa artificial de mesmo nome se tornou atração turística. Com 18 km de extensão, foi construída em 1940 enquanto Juscelino Kubitschek era prefeito da cidade.
Inicialmente, a finalidade da lagoa era diminuir enchentes e impulsionar o abastecimento de água da capital.
A orla da lagoa atrai diariamente pessoas que procuram o lazer, como praticar caminhada e ciclismo enquanto apreciam a vista.
A lagoa faz parte do Conjunto Arquitetônico da Pampulha, projetado por Oscar Niemeyer. Em 2016, o conjunto foi nomeado Patrimônio Cultural da Humanidade da UNESCO.
Além de Oscar Niemeyer, podemos apreciar o trabalho de outros grandes nomes. O paisagismo feito por Burle Marx, os azulejos de Cândido Portinari e as esculturas de Ceschiatti e Zomoiski completam a arquitetura moderna da Pampulha.
Pontos Turísticos
No mesmo complexo, encontramos outras atrações, como o estádio do Mineirão, construída na década de 1960 e o Museu do Futebol, inaugurado em 2013. O Jardim Zoológico e o Aquário, sendo o maior de água doce do país, com 1.200 peixes da Baía de São Francisco.
O Parque Ecológico da Pampulha que estimula o contato com a natureza e o Parque Guanabara, o parque de diversões tradicional de Minas Gerais.
O Iate Tênis Clube, a moderna Igreja de São Francisco de Assis, a Casa do Baile e o Museu de Arte da Pampulha.
A Universidade Federal de Minas Gerais e o Aeroporto da Pampulha também estão localizados na região.
Passeio
Para conhecer tudo isso, é possível fazer o passeio a bordo de uma jardineira com um guia para contar a história sobre o Conjunto Moderno da Pampulha. O turista pode escolher quatro atrações para fazer paradas e ver mais de perto.
Já o ônibus circular que percorre os principais pontos de interesse da Lagoa da Pampulha é uma linha comum e não é possível desembarcar e embarcar novamente.
Gastronomia
A Pampulha também atrai visitantes que procuram comida típica mineira. Podemos encontrar restaurantes com comidas regionais feitas em fogão a lenha, como no Xapuri, Paladino ou Bistrô Vila Rica.
Curiosidades
A Igreja de São Francisco de Assis demorou para ser reconhecida como um santuário religioso por seu design ser muito moderno. A primeira missa foi realizada somente em 1958.
O Museu de Arte da Pampulha antes era um cassino e atraía muitos jogadores nas noites mineiras, até ser fechado em 1946.
Já o nome Pampulha, é de origem portuguesa. Em Lisboa, o bairro de mesmo nome agora se tornou a Calçada Pampulha.
Eventos
Na virada do ano, acontece a maior queima de fogos na Lagoa da Pampulha, atraindo 300 mil pessoas todo ano.
As competições esportivas também ocorrem na extensão da lagoa, além de shows e outros eventos sediados na Pampulha.
Gostou deste texto e quer conhecer outros bairros de BH? Confira então nossos artigos!